Aconselhamos antes de iniciar o curso fazer um VOO DUPLO INSTRUCIONAL, desta forma você poderá testar suas emoções em pleno voo, e saber se sentirá confortável em um voo de parapente, trocando informações sobre o mesmo em voo, e quem sabe até pilotar um pouco tendo boas condições de voo!
Quer iniciar o curso? veja algumas perguntas que você pode ter.
Qual é o cronograma do curso?
Prática: você começa os treinos de solo ou seja no chão no começo onde não se tem riscos de sair voando, sem você ainda estar preparado para isto, nossos treinos são feitos na Serra da Moeda em Brumadinho Região de Belo Horizonte Minas Gerais, onde temos o clube de voo com nome de CVLBH. Esta parte prática leva média de 60 horas de treino no mínimo.
Teórico: Nesta parte teórica o aluno recebe o material didático que inclui, livro, apostilas, média de 10 horas de aula dentro de ambiente fechado sala de aula para conhecimentos de aerodinâmica , meteorologia, manobras básicas, manobras avançadas, plano de voo, e outras mais.
Após aprender o controle de solo, começamos os voos de morrotes, onde o aluno começa a fazer pequenos voos, á baixa altura conhecendo o equipamento e tendo total controle do mesmo, inicia seus pequenos voos com suaves curvas aprendendo com isto decolar e pousar em segurança, e estratégias de voo.
Ao final dos treino com média de 2 meses o aluno já se encontrará tranquilo para já iniciar seus voos de Serra ou montanha, após ter passado pelos treinos de solo e aulas teóricas necessárias, e ter sido aprovado em prova teórica com acerto mínimo de 80%, após isto o aluno já poderá fazer suas primeiras decolagens da rampa sobre monitoramento via rádio aluno e instrutor.
Como começar?
Nos primeiros dois meses em treino de solo, a escola fornece os equipamentos necessários para você praticar o esporte, mas ao ir decolar da rampa de voo, o aluno deverá comprar seu próprio equipamento, para ter sempre equipamentos novos e seguros para uma prática segura do esporte, mas você pode optar por um usado, desde que tenha laudo de vistoria em dia, e o mesmo seja condizente com nível técnico do aluno de parapente ou paramotor.
Duração do curso?
O curso leva média de 6 meses á um ano, sendo que o aluno não será habilitado por questão de segurança, se o mesmo não se encontrar preparado ao final do curso, podendo o mesmo contratar a escola por mais tempo para que se encontre apto á decolar em segurança ao final do curso.
Valor do curso básico curso?
O curso completo com duração de um ano e pode ser parcelado de até R$ 1000,00.
Valor do curso básico R$ 10,000,00
O que vem no pacote do curso básico?
-curso para nível 1 completo teórico e prático
– livro e apostila digital
– camiseta de voo
– 3 voos duplo de instrução
– adesivos com logo da escola
-Par de luvas
Valor do equipamento completo?
O equipamento completo é: asa (parapente), selete e reserva usado custa em média 15 mil Reais e novo deve sair em torno de 20 á 30 mil Reais dependendo do fabricante.
Tempo de duração do curso básico
Aulas em solo com parapente e pequenos voos média de 60 horas
Aulas teóricas mínimo de 10 horas.
Aulas em solo:
Duração média 4 horas por dia
Local: Serra da Moeda Brumadinho Belo Horizonte
Início:
– conhecer o equipamento
– saber os termos técnicos nomes de cada parte do parapente
– como se conectar a ele conferindo cada etapa de montagem
– treinos de inflada do parapente invertida e alpina controle de solo
– noções meteorológicas durante os treinos
– treinos de pêndulos frontal e lateral.
– movimentação e posicionamento
– postura correta em relação asa e piloto
– corrida para decolar e estol da asa com invertida.
*após concluir esta etapa passaremos para próxima
Treinos do morrinho
Média de 10 aulas com duração média de 2 horas por aula
Local: Serra da Moeda e região.
Como funciona?
– Decolagem e pouso
– Estratégias de voo ou plano de voo
– Voo em S e em 8 perto de relevos e pouso
– Pouso perfeito e com noções gerais sobre o mesmo
– Pouso com aproximação e precisão.
Voos de instrução:
Carga horária: 02 horas média 3 voos
Treinos:
– Planejamento do voo e meteorologia.
– Fechamento assimétrico, orelhas, e espirais, pêndulos etc.
– Controle da asa e ação pendulares.
– Fechamentos frontais e ou assimétricos.
– Pilotagem ativa.
– Técnicas de aproximação.
– Técnicas de pouso.
*voo duplo instrucional realizado com equipamento da escola
**o treinamento tem o objetivo de instruir o aluno em voo dar noções básicas do parapente, e suas variadas configurações de voo.
Aulas teóricas:
Carga horária: Em média 10 horas.
Aula sobre:
– Todo o equipamento.
– Aerodinâmica para o voo de parapente.
– Fases do voo – Homologação.
– Meteorologia aplicada ao voo de parapente.
– Panes, manobras no parapente de emergência.
– Todas as possíveis manobras e o que fazer caso aconteça.
– Como realizar manobras básicas de segurança para descida.
– Regras de tráfego aéreo.
– Locais permitidos voar.
Voos de rampa e solo:
Mínimo 20 voos monitorados via rádio aluno e instrutor, em situações de voos com lift, e térmicas de fim de tarde ou começo da manhã.
Aula:
– Avaliação de plano de voo e condições meteorológicas
– Curvas de 360 graus e navegação aérea, regras de tráfego.
– Domínio do voo e estratégias usadas para se manter em você
– Aproximação para pouso em S ou 8 com acerto do mesmo
– Instrução pós-voo com avaliações sobre o mesmo
Instruções á mais:
Voo no lift:
– Regras de trafego aéreo de distancia correta do relevo
– Posicionamento no lift em relação ao vento glissando com vento
– Perigos como rotor, venture, topografia.
Voos termais:
– Gatilhos
– Terrenos ideais para formação de térmicas
– Dimensão das térmicas
– Deriva com relevo e em dias de vento, transições
– Evolução da térmica durante o dia
Manobras avançadas:
– Controle de fechamento assimétrico
– Colapso frontal
– Pendulo lateral e frontal
– Pendulo em curva.
Manobras de descida:
– Orelhas e orelhões acelerado ou não
– Como fazer curvas com orelhas
– Giro 360 graus com corpo
– Espirais nível 1, níveis 2 e 3 é aconselhado em SIV.
*apos concluir todo cronograma o aluno será contemplado com sua habilitação contendo piloto nível 1
Dúvidas deixe-me saber.