Equipamentos

Equipamentos de Parapente

Equipamentos para prática de voo livre de parapente ou (paraglider) na Serra da Moeda em Belo Horizonte região de Brumadinho, local conhecido como topo do mundo.

A Escola de parapente Belo Horizonte oferece os melhores equipamentos do mercado para os praticantes de parapente, equipamentos da Sol paragliders, www.solsports.com.br, conta com todos os tipos de equipamentos para iniciantes, ou do voo intermediário, e avançado que são os de competição, voo duplo, paramotor, mini wings, paraquedas, mosquetões, mochilas e roupas adequadas para a modalidade do parapente com sistemas anti UV roupas de alto nível igualmente os parapentes que já é uma das maiores fábricas do mundo.

Além de ter fábrica no Brasil e oferecer alta qualidade no atendimento ao seu cliente, a Sol faz troca de equipamentos através da escola, ou seja, o aluno começa com uma asa comprada na Sol e quando ele for trocar de asa a Sol pega a asa usada na troca de uma nova abatendo o valor da nova (verificar tabela com instrutor sobre preços de recompra e troca).

No começo o aluno deve adquirir o parapente através do seu instrutor pois o mesmo deve saber se o equipamento é adequado para o aluno avaliando peso do piloto x equipamento e nível do equipamento e se é condizente com nível técnico do aluno.

O equipamentos para voo de parapente:

Parapente ou paraglider ( Vela de Nilon com uma trama de rip-stop tendo uma estrutura flexível)

Selete  (assento do piloto que fica suspenso pela asa)

Paraquedas  (normalmente é redondo, mas pode ser quadrado ou dirigível, é usado em caso de panes graves, em emergência)

Capacete ( pode ser fechado ou aberto que atende pelas normas EN 966 e EN 1077)

Botas ( Botas próprias para voo livre com sistema anti torção do tornozelo)

• Macacão (proteção do frio em grandes altitudes)
  • Luvas (proteção contra cortes da das mãos pelas linhas do parapente e contra o frio em grandes altitudes)
  • Rádio de comunicação (contato entre piloto e instrutor e equipe de resgate ou rampa de decolagem. familiares, amigos em voo)
  • Variômetro (indica por avisos sonoros sua subida e descida em tempo real, além de mostrar altitude, temperatura, e intensidade das ascendentes e descendentes pressão entre outras informações úteis ao piloto em voo)
  • GPS  ( para saber sua localização geográfica em voo em tempo real, isto pode gravar o voo do piloto onde o mesmo pode postar os voos gravados no site da CBVL para acumular horas de voo para contar para futuras homologações além de essencial em competições que pode se mapear através de programas de computadores as rotas dos pilotos em competição para saber que fez o percurso em menor tempo, neste caso voo de cross country.

Integrados ( já este aparelho utiliza os dois equipamentos trabalhando em conjunto cruzando suas informações ele consegue dizer até onde se tem térmicas desenha ela na tela de gps navegação e mostra o piloto e o local da térmica que ele passou e deixou pra trás, este equipamento diz a direção do vento em voo em tempo real e te dá os dados do variômetro com avisos sonoros de subida e descida, se tornando quase que indispensável em voos de cross country ou até mesmo em voos recreativos, para pilotos exigentes

Equipamentos Paramotor

Parapente ou asa de paramotor: o PARAPENTE ou (paraglider em inglês) é usado no:PARAMOTOR também como próprio nome diz para-(parapente) motor(motor propulsor) o parapente neste caso já pode se chamar de( asa) de paramotor que está correto também.

• O parapente é uma asa flexível de nylon com uma trama de rip-stop e impermeável ao ar água e com o seu uso e tempo de uso desgasta e enfraquece sua resistência e porosidade.
  • Selete: á Selete do paramotor, já é responsável por boa parte das cargas usadas na ancoragem do parapente, a segurança extra do piloto está na selete e reserva mosquetões e estruturas onde tudo é conectado um ao outro inclusive por back-ups em pontos de ancoragens.
  • Estrutura : está foi desenvolvida para suportar o motor e hélices e proteger o piloto da hélice que pode até podar o braço ou mão de um piloto desatento á hélice em movimento. Algumas estruturas em impactos pequenos pode até proteger o piloto dependendo de seu modelo.
  • Motor: este vai de acordo com sua potência em HP( house power) ou CV (cavalos de potência) ou seja quanto maior o CV maior a força de empuxo do motor e sua hélice. Tem motor de 50 cc até 250 cc por exemplo. Sendo motores 2 tempos e quatro tempos, elétrico.
  • Acelerador: este fica na mão do piloto que pode ligar, desligar ou acelerar ou motor pelo controle manual.
  • Paraquedas: este é o tem de segurança passiva pode ser adicionado ao conteiner frontal para o acionamento e caso de emergência ou em selete que tenham o conteiner para o reserva embaixo do assento ou  em sua lateral.
  • GPS: este eletrônico é para navegação aérea localização orientação em voo, visualização de espaços aéreos restritos, etc.
  • Capacete: este deve ser com abafador de ruídos e fonia para comunicação em voo.

O paramotor, pode se voar por longos trajetos de acordo com sua autonomia de combustível, média de consumo é de 3 á 6 litros hora de voo depende do modelo do motor e sua potência.

Um recorde de paramotor é de mais de 1000 km voados em um único dia.

Paramotor para se voar longas distancias, ou até mesmo voo local e curtir lindas paisagens com segurança.

Esta nova modalidade surgiu á poucos anos meados dos anos 2000 para o hoje.

Já o parapente vem antes de 1980 bem antes do paramotor.

O piloto pode iniciar no parapente e migrar para o paramotor que facilita bem o processo de aprendizagem.

Ou pode iniciar seu curso diretamente no paramotor que fará com que ele aprenda apenas uma modalidade do esporte em vez de duas.

Embora piloto de uma modalidade ou de outra vão se localizar facilmente na hora de aprender a outra.

EX: piloto de paramotor aprender o parapente irá ter algumas vantagens por já voar, ou vice versa.